Realizado o VII Intercâmbio de Sustentação Oral do Superior Tribunal de Justiça

Atividade aconteceu no dia 10 de novembro e contou com a participação dos Cursos de Direito da Cruzeiro do Sul Educacional

14/11/2022

No dia 10 de novembro, o UDF organizou o VII Intercâmbio de Sustentação Oral do Superior Tribunal de Justiça dos Cursos de Direito da Cruzeiro do Sul Educacional, que aconteceu no Superior Tribunal de Justiça (STF), em Brasília – Distrito Federal. 

A atividade, que contou com a presença de discentes e docentes da Braz Cubas, Cruzeiro do Sul, CESUCA, CEUNSP, FASS, FSG, Módulo, UDF, UNICID, UNIFRAN, UNIPÊ e UP, proporcionou aos estudantes a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos aprendidos ao longo da graduação em situações fáticas simuladas e o exercício da atuação oral na tribuna do Colendo Superior Tribunal de Justiça – STJ 

Possibilitando a avaliação da importância da interação dos conhecimentos teóricos e práticos, assim como desenvolver a capacidade de apreensão, de transmissão crítica e de produção criativa do Direito.  

Estimulando o desenvolvimento de técnicas de persuasão, próprias dos profissionais do Direito, reproduzindo as sensações reais experimentadas pelos advogados na tribuna. Além de incentivar o intercâmbio entre as instituições da Cruzeiro do Sul por meio da troca de experiências que sempre acrescentam e enriquecem toda comunidade acadêmica. 

Os alunos foram avaliados nos seguintes critérios durante a sustentação oral de 10 minutos: Postura, dicção, carga emocional da apresentação, fundamentação, estrutura da apresentação e avaliação global. 

Sendo que, o primeiro lugar foi da Aline Gomes Silva (CESUCA), em segundo lugar o Rodrigo Piazza Machado (FSG) e Kemuel Ribeiro da Silva (UDF) em terceiro lugar. 

A aluna Aline Gomes Silva (CESUCA) conta que o Intercambio proporcionou uma experiencia única, onde, apesar de sua pouca idade, pode subir na tribuna para uma sustentação oral em um tribunal tão importante. 

“Posso afirmar que a doce adrenalina ao chamarem o meu nome prefixado de “doutora” encheu meu coração de vontade de seguir realizando cada vez mais. Vencer foi resultado de muito esforço, sem dúvidas, mas não há como eu não fazer menção a bases sólidas que me deram estrutura e impulso para tanto: a Deus, meu noivo, minha família e ao CESUCA, com seu seleto grupo de professores.” 

A futura doutora convida a todos os graduandos a participarem das futuras edições do Intercambio. “Digo aos alunos de todas as instituições pertencentes a Cruzeiro do Sul Educacional, que terão a oportunidade de participar é que de fato se inscrevam no edital e desfrutem desta chance ímpar que nos é concedida. Afinal de contas, a temida “primeira sustentação oral” de todos os 11 candidatos já passou, e tenho a plena convicção que saímos da tribuna mais preparados do que antes.” 

Visitação  

Os alunos e professores chegaram em Brasília no dia anterior e visitaram o Tribunal Superior Eleitoral e o Memorial JK. À noite, visitaram as instalações do UDF e reuniram-se com o Professor Dr. Maurício Godinho Delgado, Decano do Mestrado do UDF e Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. 

A Professora Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff recebeu os professores das IES do grupo em seu gabinete. Pela manhã, todo grupo visitou o STJ, e os professores foram recebidos, antes do evento, no Gabinete do Ministro da Corte, Paulo Dias Moura Ribeiro, Professor do UDF. 

E durante a visita no STJ, houve um feliz encontro com um colégio de meninas que também visitavam a Corte de Justiça. 

A atividade contou com a presença dos seguintes estudantes: 
Aline Gomes Silva (Cesuca), Douglas Ponte Fonseca (UNIFRAN), Eunice Costa de Araújo Penaforte (UNIPÊ), Gláucio de Oliveira Martins (Módulo), Indianara Josiele Machado de Souza (UP), João Pedro de Freitas de Rodrigues (Cruzeiro do Sul), João Vitor Gandra de Oliveira (UNICID), Julia Correa dos Santos Paula (Braz Cubas), Kemuel Ribeiro da Silva (UDF), Lucas Oliveira Sousa (UDF), Nathalia de Sena (CEUNSP) e Rodrigo Piazza Machado (FSG). 

Esta ação está alinhada com os indicadores 4 (Educação de Qualidade) e 16 (Paz, justiça e instituições eficazes) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, plano que envolve 17 objetivos para erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente, promoção de saúde e bem-estar em todo o planeta.

Galeria de fotos