22/11/2019 11:41 am

Aluno e professor do UNIPÊ participam de processo cirúrgico para retirada de tumor raro

Uma idosa teve um cisto de mais de 20 quilos retirado do ovário em procedimento cirúrgico realizado no Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, em Santa Rita. O local é um campo de prática exclusivo para alunos dos cursos da área de saúde do UNIPÊ.

De acordo com o Hospital, o caso é inédito na maternidade e poucas vezes visto no Estado. Inicialmente, a paciente foi internada com suspeita de ascite (aumento de volume abdominal causado por acúmulo de líquido).

Após ser avaliada por docentes e discentes que atuam no hospital, exames de imagem detectaram uma massa ovariana gigante, que ocupava todo o abdômen e a pelve. Com o diagnóstico firmado, a paciente foi submetida a procedimento cirúrgico pelo professor Francisco Macedo, com o auxílio do residente de ginecologia e obstetrícia do UNIPÊ, Nilton Firmino da Silva Segundo. O interno Matheus Lois e a residente Cecília Santos, ambos da área de Clínica Médica, também estiveram envolvidos com a ocorrência.

O caso reforça a importância acadêmica do internato e residência médica, que contribuem com a melhoria da qualidade assistencial prestada à população. A integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade pode gerar resultados que transcendem os muros acadêmicos e possuem relevância social imensurável.