UNIPÊ na 54ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico - UNIPÊ
29/08/2019 14:10 pm

UNIPÊ na 54ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico

Aconteceu em Recife-PE, nos dias 1º. , 2 e 3 de agosto, a 54ª Reunião Anual da ABENO, evento organizado pela Associação Brasileira de Ensino Odontológico.  Com o tema “Horizontes para a educação odontológica”, foram realizadas palestras, mesas-redondas, discussões em grupo e apresentações de painéis científicos.

O UNIPÊ marcou presença com a participação do Curso de Odontologia, representado pelos professores Marcos Vasconcelos (coordenador de curso), Camila Brito e Rosa Virgínia.

Os docentes apresentaram três trabalhos: ‘A implantodontia nos cursos de bacharelado em Odontologia no Brasil’, ‘Percepção de estudantes de Odontologia sobre utilização de metodologias ativas’ e ‘Exposição do paciente em mídias sociais entre estudantes de Odontologia’.

Este último trabalho chamou a atenção em razão de um problema muito recorrente nos dias de hoje: a intensa exposição de fotos de pacientes das clínicas-escolas de odontologia nas redes sociais. O prof. Marcos Vasconcelos, que apresentou o trabalho produzido com a aluna concluinte Victória Dias, explicou ser esse um comportamento frequente dos pesquisados. As fotos publicadas dos atendimentos geralmente não têm autorização por escrito do paciente e, em sua maioria, não são postadas por razões científicas, desrespeitando, dessa forma, a legislação. Assim sendo, houve a recomendação para que todos os cursos de Odontologia reforçassem as orientações e a fiscalização desses atos visando à adequação legal dos procedimentos.

Inúmeros temas foram discutidos, entre os quais Aprendizagem ativa no ensino Odontológico, ENADE, processos avaliativos e integração das disciplinas básicas com as profissionalizantes. A grande expectativa, segundo o professor, ficou por conta da homologação das novas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Bacharelado em Odontologia. O texto, que já estaria aprovado no Conselho Nacional de Educação e aguardando publicação no Diário Oficial da União para entrar em vigor, vem substituir as atuais diretrizes (de 2002) que norteiam a formação de novos cirurgiões-dentistas e encontram-se, segundo os profissionais, ultrapassadas, em virtude das novas tecnologias e áreas de atuação incorporadas ao setor em quase duas décadas.

“Representamos bem o UNIPÊ no evento. Apresentamos os resultados de pesquisas que produzimos com os nossos alunos, e que auxiliam em um melhor planejamento para o ensino odontológico. Muitas ideias surgiram e já estão sendo aplicadas no curso do UNIPÊ”, sintetizou a profa. Rosa Virgínia.

Os docentes avaliam a participação no evento como uma oportunidade importante para conhecer diversas experiências bem-sucedidas pelo país, estabelecer vínculos com professores de outras instituições e se atualizar acerca dos processos reguladores do ensino superior no Brasil.

Veja algumas fotos do evento: