UNIPÊ oferece Práticas Integrativas e Complementares - UNIPÊ
27/08/2019 17:35 pm

UNIPÊ oferece Práticas Integrativas e Complementares

As práticas integrativas e complementares estão gradativamente sendo inseridas nos serviços de saúde como prevê a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC do Sistema Único de Saúde – SUS.

Na perspectiva da inclusão dessas práticas no UNIPÊ, o curso de enfermagem está disponibilizando gratuitamente a comunidade acadêmica e sociedade em geral as práticas de Terapia Comunitária e Terapia Floral, como parte do Projeto Cuidar.

A Terapia Floral foi criada pioneiramente por Edward Bach proveniente de essências florais, as quais são simples e naturais, feitas a partir de plantas silvestres, flores e árvores do campo, e atuam harmonizando os sentimentos, sendo compatíveis com qualquer outra forma de tratamento.

Já a Terapia Comunitária Integrativa – TCI foi criada por Adalberto Barreto e a define como sendo um instrumento que nos permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Procura suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo valorizando a herança cultural dos nossos antepassados indígenas, africanos, europeus e orientais, bem como o saber produzido pela experiência de vida de cada um.

Reafirma que, enquanto muitos modelos centram suas atenções na patologia, nas relações individuais, privadas, a Terapia Comunitária Integrativa se propõe cuidar da saúde comunitária em muitos espaços, principalmente os espaços públicos. Propõe-se a valorizar a prevenção. Prevenir e, sobretudo, estimular o grupo a usar sua criatividade e construir seu presente e seu futuro a partir de seus próprios recursos.

Os atendimentos são gratuitos e acontecerão todas as quartas-feiras, das 14h às 15h, no Colace. Interessados deverão comparecer pessoalmente nos dias e horários indicados para atendimento.

Veja os serviços e vagas disponíveis:

Terapia Floral: 5 vagas por dia
Terapia Comunitária: 15 vagas

Local : Colace
Horário: 14h às 15h.
Dias: Quartas-feiras.