Alunas do curso de Direito participam de congresso em Coimbra - UNIPÊ
12/12/2018 16:34 pm

Alunas do curso de Direito participam de congresso em Coimbra

As alunas Maria Luíza Diniz, Larissa Ribeiro e Alanna Aléssia, do curso de Direito do Unipê, participaram do III Congresso Internacional de Direitos Humanos, que ocorreu no último mês de outubro, na Universidade de Coimbra. Na oportunidade, as estudantes apresentaram artigos que serão publicados em livros de diferentes instituições brasileiras.

Turmalina Paraíba

A estudante Maria Luíza apresentou o trabalho que teve como tema a “Extração da Turmalina Paraíba e seus impactos socioambientais na comunidade São José da Batalha-PB”. Segundo a estudante, o tema é novo e desafiador e foi submetido no Simpósio nº 13 (70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a efetivação da tutela ambiental). Sob a coordenação de Ana Cristina de Souza Serrano Mascarenhas e Humberto Luis Versola, os artigos do Simpósio serão publicados em livro pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé.

A estudante destacou que a sua participação no III Congresso Internacional de Direitos Humanos a possibilitou ampliar essa discussão, tão importante. “A minha participação me possibilitou colocar em notoriedade a preocupação com os impactos causados à comunidade e ao meio ambiente. Considerando as riquezas naturais que temos no Brasil, é importante e necessário voltarmos nossa atenção a essas questões. Além disto, particularmente, foi uma grande honra estar na Universidade de Coimbra e adquirir experiências extremamente significativas academicamente, profissionalmente e pessoalmente”, disse. “Sou grata ao Unipê, por impulsionar o seu corpo discente a explorar oportunidades extramuros”, destacou.

Mulheres Camponesas

Larissa Ribeiro apresentou o trabalho intitulado “Da invisibilidade ao protagonismo: luta das mulheres camponesas como exercício da cidadania e alcance de direitos e garantias fundamentais”. O artigo da estudante foi apresentado no Simpósio nº 29 e será publicado sob a coordenação dos profs. drs. Aparecida Luzia Alzira Zuin e Ricardo Gilson da C. Silva, da Universidade Federal de Rondônia. Apesar de ainda estarem em fase de correção final para publicação, os resumos dos artigos já foram publicados nos Anais do Evento (link acessível: https://www.anaiscidp.com/).

Para a estudante, sua participação no Congresso Internacional de Direitos Humanos demonstrou que a luta das camponesas pela efetivação dos seus direitos é um tema atual e importante. “Além disso, levar temas tão assentes em nosso Estado às Cátedras faz com que o levantamento dessas questões impulsione as mudanças necessárias para alterar o cenário que se vivencia com relação aos Trabalhadores do Campo, em especial as mulheres, pois são as que mais sofrem com as vicissitudes do Campo”, pontuou Larissa.

A aluna do curso de Direito ainda revelou que elas estavam entre as únicas graduandas de todos os simpósios, o que as possibilitou construir um networking com mestrandos e doutorandos de vários lugares do Brasil e da Europa. “Agradeço à Instituição por todo apoio acadêmico durante a produção dos resumos e artigos, além do incentivo para que os alunos busquem oportunidades dentro e fora da Universidade e as agreguem em sua formação profissional”, completou.

Proteção da Mulher

Alanna Aléssia, também estudante da graduação em Direito do Unipê, apresentou o artigo intitulado “A aplicação dos Tratados Internacionais de proteção à mulher no âmbito da jurisdição interna”. O trabalho da estudante foi submetido no Simpósio nº 28 (Os Direitos da mulher como Diretos Humanos: Justiça sob a perspectiva de gênero).

“Foi uma análise da aplicação dos tratados internacionais de direitos humanos na proteção dos direitos das mulheres no Brasil. É importante perceber que os acordos e tratados dos quais o Brasil faz parte o vinculam. E se espera que sejam cumpridos, tendo em vista os altos índices de feminicídio no nosso país. É necessário e urgente que se fale sobre as medidas que esperamos que sejam tomadas, principalmente quando o país assume compromissos para combater isso”, explicou a discente.

Sobre o III Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra

O III Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de outubro, na Universidade de Coimbra, em Portugal. O evento pretendeu fomentar, conforme sua proposição temática, a construção de ideias e o desenvolvimento de teorias científicas a partir de uma perspectiva multidisciplinar e crítica das ciências sociais e jurídicas.

Vestibular Unipê

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular e os cursos disponíveis nesta seleção contemplam as áreas da saúde, tecnologia, humanas e de negócios. A inscrição pode ser realizada por meio do portal unipe.edu.br.

Confira também os financiamentos, bolsas e descontos ofertados pela Instituição em unipe.edu.br/financiamentos. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.