III FEMU promove o debate sobre a atenção médica integral - UNIPÊ
26/11/2018 09:08 am

III FEMU promove o debate sobre a atenção médica integral

O Centro Universitário de João Pessoa, por meio do seu curso de Medicina, promoveu o III Fórum de Educação Médica do Unipê – FEMU. O evento aconteceu no início de novembro, no Auditório Tarcísio Burity, e promoveu o debate acerca do processo de formação acadêmica e práticas assistenciais entre docentes, profissionais da Saúde e discentes da graduação médica da Instituição. A atividade emitirá certificação de até 10 horas para os participantes.

Este ano, o tema discutido no evento foi “Atenção Médica Integral na Diversidade Humana” e enfatizou a importância da comunicação adequada do futuro médico com os usuários dos serviços de saúde, em todos os âmbitos de atenção.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina, prof. Arlindo Monteiro de Carvalho Júnior, a temática cumpriu com um dos pontos principais das Diretrizes Curriculares do curso Médico, que é promover o ensino articulado à formação médica humanista e indissociável da ética profissional, sem discriminação e com atenção integral às populações vulneráveis.

“Além do conteúdo brilhantemente exposto pelos convidados, a participação ativa dos alunos da graduação médica nas discussões revela o nível diferenciado de formação ao qual os estudantes do Unipê estão expostos”, comentou o prof. Arlindo Monteiro de Carvalho Júnior.

“Nossos alunos participaram, não só como ouvintes, mas também como membros das mesas temáticas e tiveram a oportunidade de assistir a brilhantes palestras e discutir mais aprofundadamente cada temática, enriquecendo sua formação na esfera de conhecimentos, mas também de habilidades e atitudes”, acrescentou o coordenador de Medicina do Unipê.

O docente também destacou a satisfação pela participação de alunos do curso de Direito, que possibilitaram uma integração entre áreas aparentemente tão distantes, mas que na verdade tem muitos pontos em comum. Ele também valorizou a participação das professoras do curso jurídico, Maria Cristina Paiva Santiago e Cristiane Leal Rodrigues Soares, bem como a participação da profa. Socorro Aragão, e de representantes da sociedade civil organizada.

Mostra de Artes do Projeto Quíron

De caráter eminentemente artístico e cultural, a I Mostra de Artes do Projeto Quíron integra as atividades do III Fórum de Educação Médica do Unipê – FEMU. A atividade segue ocorrendo no Centro Cultural IPÊ, até o dia 30 de novembro.

A Mostra de Artes tem por objetivo retratar o tema “Arte Cura”. De acordo com a psicóloga e supervisora do Naped/Medicina, Edjanece Guedes de Melo Romão, a atividade visa ampliar o repertório artístico dos docentes, discentes e colaboradores da graduação médica do Unipê. O evento também tem visa estimular a criatividade, talento e diferentes formas de expressão da arte com estímulo ao novo olhar sob o cuidado realizado pela Medicina.