Depoimentos

Nossos alunos recebem suporte na candidatura, durante o intercâmbio e após o retorno. Nosso objetivo é oferecer oportunidades na formação de nossos alunos, mas também prezamos por boas experiências ao longo de todo o processo. Ficamos muito orgulhosos em receber depoimentos que traduzem esse cuidado.

 

Partir para uma terra distante é saltar dentro da existência, significa abraçar o novo infinito e se sentir abraçada pelo universo imenso. Para esta viajante, estudar na Universidade de Pisa, templo de sabedoria onde habita o coração de Galileu, significa aprender a arte da aventura em mim mesma e em outros mundos, navegando encantada pelo eterno mistério do conhecimento. Estudar na Universidade de Pisa mudou a minha vida no âmbito pessoal e profissional e o meu modo de olhar o mundo, provocou em mim pequenas revoluções do olhar. Hoje, sou outra Jessica, porém, com a mesma essência. Sem dúvidas, a divina e humana aventura mais importante da minha vida, inesquecível e eterna, um sinal que não passa porque vive em cada parte de mim.
Pisa ensinou que o mundo é minha casa, eu morei no Colégio Maria Ausiliatrice com as irmãs e sou toda gratidão porque ali eu encontrei uma família que me abraçou, viajei por lugares incríveis que jamais imaginei que fosse conhecer, eu superei todas as provas da universidade, com nota máxima em um dos exames, ultrapassei o medo e a ansiedade, conheci professores bravíssimos e o coração deste intercâmbio foi, indubitavelmente, as pontes que construímos e as pessoas que eu encontrei porque com elas eu aprendi a amar em italiano e percebi que somos diversos, porém, o amor é a linguagem universal, talvez, seja esse o sentido do direito e da justiça. Ecco, voltei para casa, mas meu coração verde, branco e vermelho permaneceu na Itália, eu trouxe na mochila uma manjedoura de momentos infinitos e agora eu sei que existe um oceano de saudade entre Brasil e Itália. Por fim, para esta pequena aprendiz, estudar na Universidade de Pisa significa que o amor vence tudo e que o sonho é possível quando se sonha com o coração. Portanto, concluo ser de extrema importância tais projetos de mobilidade internacional.

Eu não imaginava que o sonho de estudar arquitetura fora do Brasil fosse virar uma realidade tão próxima para mim, até conhecer o programa de mobilidade da instituição. A oportunidade de estudar em outro país, essa sim é capaz de abrir novas portas, novos caminhos e principalmente muitos novos aprendizados. Talvez não exista experiência melhor na vida de um estudante que viver imerso em uma nova cultura, pois ela nos traz um amadurecimento do próprio senso crítico e nos proporciona uma nova visão de mundo.

O programa de intercâmbio do UNIPE foi sem dúvidas a experiência que mais somou na minha vida acadêmica, os seis meses de estudos que tive na Universidade de Pisa trouxeram um leque de novas possibilidades e atuações na minha carreira profissional, hoje eu indico essa experiência a todas as pessoas que buscam aperfeiçoamento em suas áreas. Vale muito a pena!

O intercâmbio proporcionado pela UNIPE é de suma importância para a nossa formação tanto pessoal quanto profissional. Sempre tive este desejo de ir para outro país, mas a princípio este sonho ainda era muito distante. No entanto, graças ao convênio da UNIPE com a Universidade do Porto poderei realizar o meu sonho, agradeço muito a faculdade por me proporcionar tal etapa na minha vida acadêmica e tenho certeza que será um divisor de águas na minha formação.
A coordenação de internacionalização foi de suma importância para a retirada das dúvidas e no auxílio na questão dos documentos que são exigidos para retirar o visto e das exigências das exigências da Universidade do Porto. O coordenador Luís Miranda juntamente com a sua equipe me auxiliou tanto presencialmente quanto por meio das redes sociais, permitindo que eu me sentisse assistida e acolhida por eles.
O fato de Luís ser português também nos ajudou muito, pois com isso podemos ter mais noção de como é viver em Portugal, já que o país possui cultura e costumes diferentes dos nossos. Luís nos contou da perspectiva de um nativo como é viver em Portugal e quais serão os desafios enfrentados por nós alunos que estaremos indo para o país.
Agradeço a coordenação por todo o auxílio e ressalto a importância desta etapa na vida dos estudantes como uma forma de crescimento intelectual e pessoal. A existência de um setor dentro da faculdade que auxilie o jovem que está embarcando nesta nova fase da vida acadêmica é muito importante e deve ser cada vez mais valorizado dentro da universidade.

Com o programa de intercâmbio oferecido pela Unipê, poderei aprimorar o meu currículo e ampliar o meu conhecimento sobre a Psicologia. Além disso, irei adquirir uma experiência enriquecedora tanto para a minha vida profissional, quanto para a minha vida pessoal, pois entrarei em contato com uma nova cultura.
Mas, para que tudo isso seja possível, é necessário cumprir com toda a parte burocrática exigida pelas Universidades, e nesse quesito o escritório de internacionalização foi muito importante, pois todos os funcionários estavam à disposição para tirar dúvidas e orientar a todos. Luís, como coordenador, estave sempre disponível e preocupado com o andamento dos processos de cada um dos intercambistas, e me admira a sua preocupação com o nosso bem estar e saúde mental, algo que muitas vezes é esquecido. Particularmente, acredito que a escolha de um coordenador português foi muito enriquecedora, uma vez que Luís compartilha conosco um pouco da cultura portuguesa, e dá dicas que podem nos ajudar a nos adaptar. As reuniões e o grupo de WhatsApp foram muito importantes, pois era possível esclarecer muitas dúvidas.
De forma geral, a UNIPE e toda sua equipe nos proporciona uma grande oportunidade, oferecendo total apoio e incentivo.

Sempre foi um sonho estudar em outro país, mas não sabia como transformá-lo em realidade. O intercâmbio para Universidade do Porto está sendo um marco em todas as áreas da minha vida, não só na acadêmica. Agradeço primeiramente a Deus e segundo ao UNIPE pela oportunidade e pelo apoio em todo o processo do intercâmbio.

O intercâmbio com toda a certeza irá proporcionar experiências incríveis. A imersão em uma cultura totalmente diferente, a construção de novos relacionamentos com pessoas de todo o mundo e a interação das diversas incógnitas que estão presentes na equação da descoberta de um novo irá nos ajudar a crescer pessoalmente e profissionalmente. Acredito que este tipo de oportunidade que a UNIPE oferece e o processo de seleção que a mesma aplica incentivam ao aluno a ser dedicado e, além disso, a ser um líder, conhecer as diferenças do próximo e trabalhar em grupo, através da participação dos projetos que são oferecidos pela universidade.
Sempre foi um sonho estudar fora do país e nas pesquisas já feitas de como conseguir esse feito percebi que as melhores universidades no mundo a fora requisitam um perfil de aluno que está longe de ser somente aquele preocupado em passar no final do semestre. Foi a partir deste processo de seleção que a Unipê me fez sentir equiparado a estes que são requisitados e, portanto, mais próximo do meu sonho. Sim, desde o primeiro semestre de meu curso que sabia que para conseguir o que eu queria eu teria que aproveitar o máximo que minha universidade poderia proporcionar através de projetos de pesquisas, de extensão, monitoria, etc. E, através de toda a experiência vivida dentro da universidade só percebi o quanto o conhecimento pode gerar frutos e realizar sonhos!
Após a seleção, foi imprescindível o apoio que nos foi dado a partir da equipe do Centro de Informação do Unipê sobre as informações do passo a passo de toda a parte burocrática. Me senti seguro pois todas as dúvidas foram sanadas sobre Portugal, sobre como as coisas serão e poderão ser e a preocupação da equipe sobre o andamento do processo através do acompanhamento que nos foi dado.

A maior experiência da minha vida está sendo participar desde intercâmbio. Sempre tenho dificuldades com entrega de documentos, mas o Escritório de Internacionalização ajuda de uma forma incrível do início ao fim. Além de não deixar na mão, simpatia tem pra dar e vender!

O UNIPE, por meio do Escritório de Internacionalização, foi peça fundamental para que a candidatura na Universidade de Coimbra se realizasse. Desde as primeiras etapas me vi acolhido pelos funcionários, e felizmente deu tudo certo! Ir à UC parecia algo distante, mas agora é real. Não vejo a hora de estudar nessa tão prestigiosa faculdade de Direito, referência no mundo todo e palco de diversos juristas e célebres líderes brasileiros.

O escritório de internacionalização da instituição foi essencial nos meses de preparação para essa jornada proporcionada pelo UNIPÊ. Sempre dispostos a ajudar o grupo de estudantes que está embarcando nesse semestre de intercâmbio, tivemos muita sorte de contar com um grupo de pessoas tão competentes.

Além das funções de acompanhamento dos processos de intercâmbio, a equipe do escritório nos motivou a buscar expandir nossos horizontes, com muita dedicação e cuidado.

Como estudante de Direito, a oportunidade de estudar na Universidade de Coimbra – que com certeza tem muito a nos oferecer, tanto no aspecto acadêmico como cultural – é a realização de um sonho.