Mobilidade Acadêmica e Cooperação Internacional - UNIPÊ

Manual do Professor - Mobilidade Acadêmica e Cooperação Internacional

Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação

O Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação (EIRC) é o setor que visa apoiar toda comunidade acadêmica através de uma cultura de internacionalização, cooperação e mobilidade acadêmica no Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, dando suporte a uma estratégia continuada de desenvolvimento institucional e de qualificação crescente das atividades acadêmicas viabilizando à inserção em programas de intercâmbio internacional, desenvolvendo parcerias acadêmicas que possam incluir também bolsas de estudos, cursos, estágios, congressos, seminários, e programas de cooperação internacional, bem como outras atividades que fortaleçam o componente internacional nas áreas acadêmicas, culturais, de gestão, de pesquisa e de extensão comunitária, atuando como agente catalisador, fomentador e mediador.

Desse modo, o Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação (EIRC) realiza contatos permanentes com instituições estrangeiras, agências e representantes diplomáticos e desenvolve atividades de divulgação dessas instituições ou realidades junto à comunidade acadêmica, bem como intermedia, promove e viabiliza a celebração de termos de cooperação, convênios e/ou parcerias com instituições de ensino estrangeiras ou nacionais, organismos internacionais ou nacionais e repartições diplomáticas.

Além disso, O Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação (EIRC) promove palestras e reuniões de esclarecimentos para os diferentes cursos do Unipê e estimula, por meio de parcerias e convênios, a mobilidade acadêmica em âmbito nacional com universidades e/ou faculdades que se distingam pela excelência e inovação no ensino e pesquisa. A Missão do EIRC é também a de identificar novas áreas nascentes de ensino e pesquisa no exterior que signifiquem oportunidades concretas, através de parcerias, para os cursos de graduação e programas de pós-graduação e pesquisa do UNIPÊ.

E-mailaai@unipe.edu.br

Local de Funcionamento: Centro Cultural IPÊ

Telefone: (83) 2106-9237

Siteunipe.edu.br/servicos/intercambio

Membros Assessores:
Prof. Me. Luís Manuel Gonçalves Miranda
Fabrícia Kohler de Carvalho Hydalgo

O Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ tem convênios com várias instituições de ensino superior europeias e com elas tem promovido a mobilidade de alunos para um período de estudos. Participou de programas nacionais como o Programa Ciência sem Fronteiras -CSF, programa do governo federal sob os cuidados do CNPq e da Capes, em sua modalidade graduação sanduíche-GSW e Programa Ibero-Americano Santander, programa de bolsas do banco Santander.

Atualmente, o programa de mobilidade institucional é feito através de acordos bilaterais com as instituições parceiras. A seleção é feita através de editais públicos na página do EIRC e divulgados nos canais de comunicação institucional.

Parceiros:
Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.
Universidade de Valência. Valência, Espanha
Universidade do Porto, Porto, Portugal.
Universidade de Pisa, Pisa, Itália.
Universidade de Sevilla, Sevilla, Espanha.
Universidade de Granada. Granada, Espanha.
Associação de Universidades de Língua portuguesa – AULP
American British Health Institute –ABHI
Demais parcerias