Responsabilidade Cultural e Social - UNIPÊ

Manual do Aluno - Responsabilidade Cultural e Social

O UNIPÊ, durante todo o período letivo e através do Programa de Responsabilidade Cultural, realiza uma série de atividades culturais, envolvendo alunos, professores e comunidade, em busca de estimular, valorizar e difundir expressões artísticas e culturais e a formação de uma cidadania ativa e responsável.

Assim, são comuns acontecerem exposições, apresentação de filmes e de curtas metragens, o projeto Unipê com música, atividades culturais que promovam hábitos de leitura, reflexão e debate com temáticas humanísticas e culturais de interesse para discentes e docentes sobre temas atuais, valorização das artes e da criatividade, bem como promover a criatividade artística entre discentes, docentes e funcionários da Instituição (poesia, pintura, entre outros). Isto se traduz em ações voltadas à valorização da diversidade, do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural, e em ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial.

Coral Universitário – O Coral Universitário do UNIPÊ é formado por alunos e professores oriundos dos mais diversos cursos do UNIPÊ. O Coral tem uma abordagem diferenciada e multidisciplinar, vem se apresentado em eventos dos mais diversos gêneros e, desde sua fundação, que vem se consolidando como uma referência regional nos diversos âmbitos culturais e artísticos.

Maestro: João Alberto Gurgel

E-mail: coral@unipe.edu.br

VOE – Voluntariado e Espiritualidades

O Setor Voluntariado e Espiritualidades (VOE) se inseree na dinâmica de Responsabilidade Cultural e Social do Unipê e procura desenvolver um conjunto de ações articuladas e significativas para a comunidade, tendo como dinamismo orientador o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Unipê e os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O VOE pretende, com as suas propostas e ações, proporcionar aos alunos, docentes e funcionários do Unipê:

1) Oportunidade de descoberta e de desenvolvimento pessoal e em grupo;
2) Estimular práticas de cidadania ativa colaborando na construção de uma sociedade mais justa e humanizada;
3) Consolidar a vivência de valores fundamentais como diálogo, solidariedade, trabalho em equipe;
4) Oferecer a possibilidade de crescimento espiritual através de diversas iniciativas ecumênicas e inter-religiosas.

A Equipe do VOE – UNIPÊ é constituída por um grupo de professores, funcionários e alunos voluntários da Instituição, que se reúnem semanalmente e, em colaboração com os projetos de extensão institucionais e com a sociedade civil, buscam planejar, organizar e concretizar ações de voluntariado e impacto social diferenciado.

A Equipe do VOE – Unipê promove também momentos de espiritualidade(s), reflexões sobre temas específicos e estimula os participantes a criarem o seu ‘projeto de vida’.

Mais Informações: (83) 2106-9398

E-mail: voluntariado@unipe.edu.br

O UNIPÊ possui espaços de proteção e divulgação de fontes de cultura e memória de vários autores regionais, assegurando a memória histórica e cultural da região:

Centro Cultural IPÊ – Inaugurado em 2018, o Centro Cultural IPÊ é um espaço multifuncional no qual ocorrem exposições, lançamentos de livros, debates culturais, momentos de teatro e música, entre outros. O Centro Cultural IPÊ é um espaço aberto a toda comunidade e também lugar para divulgação/apresentação de talentos nas diversas artes e cultura Paraíba, nacional e internacional

Auditórios – O UNIPÊ dispõe de um auditório com 500 lugares para oferecer à comunidade interna e externa a realização de eventos que objetivam socialização de conhecimentos acadêmicos e empresarias. Além desse, possui três (03) miniauditórios distribuídos pelos cursos todos com capacidades para mais de 100 pessoas.

Grupo de Teatro – Aberto a alunos, ex-alunos e professores com o objetivo de preparar os participantes para lidar com diversas situações de grupo, possibilitando uma socialização ainda maior com a vida e as pessoas, e a compreensão da importância do seu comprometimento nas ações coletivas. O teatro pode potencializar o seu poder de transformação e inovação cada vez mais exigido no mercado de trabalho de uma sociedade globalizada.

E-mail: cultural@unipe.edu.br

Serviços de Lazer

O curso de Educação Física, através do seu Complexo Esportivo, oferece vários serviços à comunidade interna e externa do UNIPÊ.

Semestralmente abrem turmas de:

• Natação – Natação para Portadores de Necessidades Especiais
• Badminton
• Basquetebol
• Dança de Rua
• Dança do Ventre
• Futsal
• Ginástica Aeróbica
• Ginástica Rítmica
• Handebol
• Hidroginástica
• Judô e Jiu-Jitsu (até 14 anos)
• Judô (a partir de 15 anos)
• Musculação (jovens e idosos)
• Natação Infantil (8 a 16 anos)
• Natação Adulto (a partir de 17 anos)
• Takeondo
• Voleibol (12 a 17 anos)
• Treinamento Funcional

Mais Informações: 2106-9225

E-mail: edfisica@unipe.edu.br

OBS
: As inscrições para essas atividades ocorrem online, no Portal da Instituição (www.unipe.edu.br).