Ouvidoria - UNIPÊ

Manual do Aluno - Ouvidoria

A Ouvidoria é um canal de relacionamento da comunidade interna e externa com o UNIPÊ que busca atender às necessidades de uma gestão de qualidade e tem a função de ouvir e direcionar os problemas percebendo aspectos positivos em um contexto de supervisão e apoio.

O principal papel da Ouvidoria é a MEDIAÇÃO.

No canal da Ouvidoria, são identificadas demandas diversas (informações, dúvidas, sugestões, elogios, reclamações e denúncias) advindas da comunicação com a comunidade visando ao aperfeiçoamento das ações institucionais.

Coordenadores, Professores e Alunos, Funcionários e Usuários do UNIPÊ podem e devem recorrer à Ouvidoria quando assim acharem necessário.

A Ouvidoria participa de encontros regulares do Fórum Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas – FOPO e do Fórum Paraibano de Ouvidorias Universitárias – FOUP e demais eventos de capacitação e de promoção de melhores práticas a ser aplicadas à Ouvidoria. A Ouvidoria do UNIPÊ promove e participa de eventos junto à comunidade de forma a divulgar e esclarecer práticas, regulamentos e quaisquer assuntos de interesse da comunidade visando à melhor consecução de seus objetivos.

A ouvidoria é regulamentada institucionalmente pela Resolução da CONSUNI nº.34/2008, sob a responsabilidade de um(a) Ouvidor (a) Geral, que atende presencialmente e por meio do portal do UNIPÊ.

O que compete à Ouvidoria:

  • Atuar como mediadora em conflitos de interesse e divergências internas;
  • Receber, analisar e dar o devido encaminhamento das demandas;
  • Garantir o sigilo do demandante quando solicitado;
  • Acompanhar as providências adotadas pelos setores competentes, garantindo o direito de resolutividade;
  • Propor e sugerir medidas de aprimoramento e melhorias;
  • Promover a divulgação de suas ações;
  • Prestar informações e esclarecimentos ao Conselho de Pesquisa e Extensão – CONSEPE; e encaminhar relatório semestral de suas atividades.

Ouvidora-Geral
Milene Cláudia Ferreira da Costa

Ouvidor
Filipe José Vilarim da Cunha Lima

Canal da Ouvidoria: unipe.edu.br/ouvidoria

Outras formas de realizar manifestações

• Por meio presencial: no espaço da Ouvidoria, no Campus Unipê
• Por telefone: (83) 2106-9309
• Por e-mail: ouvidoria@unipe.edu.br