20/12/2019 15:49 pm

UNIPÊ recebe Selo Instituição Socialmente Responsável

O UNIPÊ recebeu o Selo Instituição Socialmente Responsável 2019/2020, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O reconhecimento é fruto da adesão à Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular e das diversas ações promovidas pela Instituição.

Embora a Campanha ocorra anualmente na terceira semana de setembro, o UNIPÊ promove ações que integram comunidade acadêmica e sociedade durante todo o ano. São projetos contínuos e ações pontuais que geram acesso ao conhecimento, promoção de cidadania, bem-estar e melhoria da qualidade de vida da população.

Conheça alguns projetos desenvolvidos pela Instituição em 2019:

Clínicas-Escola de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Odontologia: promoveu cerca de 50mil atendimentos gratuitos por ano. No Início de cada semestre são abertas as inscrições e realizadas as triagens para novos agendamentos.

Campeonato Brasileiro Região II de Judô: realizado nos dias 30 e 31 de março, com atividade abertas à comunidade e ações de incentivo ao esporte.

Encontro Integrado da Consciência Autista: com rodas de conversa, oficinas, palestras, cinema azul, atividade física adaptada, atendimentos a pessoas autistas e familiares. Ocorreu no dia 2 de abril.

XIII Semana de Enfermagem do UNIPÊ: palestras, minicursos, serviços de tipagem sanguínea, doação de sangue e testes de glicemia fizeram parte do projeto que foi realizado entre 10 e 15 de maio.

Congresso de Integração e Sustentabilidade: no dia 10 de junho promoveu uma mostra de produtos sustentáveis, além de palestras, oficinas de criação de bijuterias e rodas de conversa.

Workshop Autismo e ABA: uma série palestras sobre a terapia ABA para profissionais, pais e amigos de pessoas autistas nos dias 5 e 6 de julho.

Feira de Profissões UNIPÊ 2019: realizada nos três turnos do dia 26 de setembro. Com o objetivo de promover a inclusão social e a interação de saberes, além de atividades de lazer, recreativas e culturais, o evento contou com a participação de cerca de 5000 alunos do ensino médio da Grande João Pessoa (das redes pública e privada).

CAJUP Solidário: atendimentos jurídicos e serviços de saúde promovidos no dia 31 de outubro, na Lagoa Sólon de Lucena.

Encontro de Monitoria, Pesquisa e Extensão: nos dias 19 e 20 de novembro foram apresentados os resultados das ações desenvolvidas pelos programas da Instituição.

I Semana da Medicina Veterinária: contou com arrecadação de ração para ONGs que dão apoio a animais abandonados. Realizada de 9 a 13 de setembro.

Chorus Fest 2019: realizado no dia 6 de dezembro. Trata-se de uma iniciativa interinstitucional cujo objetivo é a popularização do canto coral. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.

Curso ABA: curso de formação sobre a terapia ABA, realizado em parceria com o Grupo Autismo Tratável durante todo o ano, às sextas-feiras e sábados.

Cursos do Projeto “Administração para Todos”: seleções no começo de cada semestre com cerca de 400 vagas em cursos de capacitação para a comunidade: Assistente Administrativo (120 vagas), Noções em Gestão de Pessoas (50), Excelência em Vendas e Atendimento (50), Gestão Empreendedora de Micronegócios (50), Assistente Contábil (50), Noções em Gestão Pública (20) e Noções Gerais em Logística (30).

Atividades Físicas do Projetos “Esporte para Todos”: seleções no começo de cada semestre com cerca de 310 vagas para a comunidade.

Atividades do Projeto “Equoterapia como modalidade terapêutica”: em parceria com a Associação Paraibana de Equoterapia, realiza cerca de 120 atendimentos por semestre a crianças, adolescentes e adultos com disfunções neuromotoras.

Atividades do Projeto “Hidroginástica na Terceira Idade”: seleções no começo de cada semestre com cerca de 50 vagas para idosos da comunidade. As atividades acontecem duas vezes na semana no Complexo aquático do UNIPÊ.

Atividades do Projeto “Abrace a Causa”: por semestre são atendidos cerca de 25 pais e 40 crianças com Transtorno do Espectro Autista. O foco é a reabilitação dos usuários e a sua inserção na sociedade, de forma a melhorar sua qualidade de vida. As ações ocorrem todas as sextas-feiras do semestre letivo.

Atividades do Projeto “Apoio à Inclusão Digital”: por meio de parcerias, o projeto recolhe equipamentos de informática completos ou em partes, estejam em funcionamento ou não, e recompõe máquinas funcionais para doação a pessoas físicas ou ONGs para criação de Laboratório de Informática Comunitário. São entregues cerca de 20 máquinas funcionais por semestre.

Atividades do Projeto “Programa de Atenção Integrada à Criança com Microcefalia por Zika Vírus: uma ação multidisciplinar que envolve os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia e Enfermagem, atendendo cerca de 15 crianças por semestre. As ações ocorrem duas vezes por semana e promoveu melhoria no aspecto neuro-sensório-motor das crianças atendidas.