09/12/2019 12:02 pm

NAI promove oficina sobre gestão de tempo e métodos de estudo

Para fechar as ações do semestre e apoiar os alunos na semana de avaliações, o Núcleo de Acessibilidade Institucional – NAI do UNIPÊ promoveu, no dia 4 de dezembro, a oficina Organize-se!, que tratou sobre gestão do tempo e métodos de estudo. O encontrou apresentou estratégias práticas para os alunos se organizarem antes, durante e depois dos períodos de avaliação.

Realizada em dois momentos – às 9h e às 19h, a atividade contou com a presença das psicopedagogas Helena Viegas Peixoto, Natalee Pereira de Melo Quirino e Mariana Araújo Galvão, além de Lucrécio Ramires Alves de Lima, aluno do sétimo período do curso de Psicologia. Todos os convidados são vinculados à empresa de Coworking CASULO, parceria do NAI.

A professora Erika Aranha, coordenadora do Núcleo, destacou a importância de tratar sobre o tema no final do semestre acadêmico. “Esse período para o aluno é estressor. Para evitar o famoso “branco” e garantir uma qualidade nos resultados, é importante manter uma rotina com hábitos saudáveis, como qualidade no sono, boa alimentação , beber água e, por fim, utilizar métodos que aproximem o aluno da sua realidade”.

Entre os vários métodos e ferramentas apresentadas na oficina estão o Pomodoro, responsável por auxiliar a organização e tempo de estudo, e o Getting Things Done – GTD, que consiste na prática de coletar, processar, organizar e revisar as atividades acadêmicas. O primeiro, inclusive, conta com um app gratuito.

A oficina também teve um propósito social: os alunos participantes inscreveram-se por meio da doação de 1kg de alimento não perecível. As doações foram destinadas à uma comunidade no bairro do Rangel, visando beneficiar famílias em estado de vulnerabilidade econômica.