14/11/2019 12:04 pm

Alunos de Design de Moda participam de desfile e vivenciam prática da profissão

Um grupo de alunos da graduação em Design de Moda do UNIPÊ participou, no dia 7 de novembro, da edição 2019 do desfile Moda João Pessoa, realizado na casa de show Domus Hall. A presença foi viabilizada por uma parceria entre a coordenação do curso e a organização do evento.

Selecionados a partir do Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) e do semestre cursado, dois alunos tiveram a oportunidade de trabalhar no backstage do desfile, enquanto outros 16 participaram de uma visita técnica aos bastidores e 32 estiveram na plateia.

Atualmente no quinto período do curso, Ana Clara Ugulino foi uma das alunas que atuou no evento. A discente destacou a importância da experiência na sua formação e a possibilidade de entender todos os aspectos envolvidos em um grande desfile. “Lidamos diretamente com os/as modelos: montamos o look, provamos roupa, marcamos ajustes, vemos a melhor ordem de entrada. Também lidamos com as donas das lojas que foram conferir as provas das roupas e acessórios. Depois fizemos os ajustes. Mas trabalho mesmo é na hora em que acontece o desfile, pois precisamos ficar atentas nas entradas e volta das modelos, pois temos pouquíssimo tempo de uma loja para outra. Foi uma correria, mas foi gratificante”, revelou.

A Profa. Me. Mariana Lucena, coordenadora do curso, valorizou a realização do Moda João Pessoa, responsável por agregar valor ao mercado da área na cidade e oferecer oportunidade para os estudantes vivenciarem na prática o que é ministrado em sala de aula. “A participação dos alunos é um complemento às competências, habilidades e atitudes dos nossos alunos na prática profissional”, disse.

Mercado em João Pessoa

A professora Mariana ainda explica que o mercado da moda na Paraíba é valorizado, sobretudo, pela vocação local, conhecida pelo artesanato têxtil, produção de couro e arte popular. Também há variedade de revistas e magazines, além de possibilidades na produção de imagens para comunicação e consultoria pessoal, especialmente nos segmentos empresarial, político e artístico. “A região é uma referência para o profissional de moda que deseja ter um diferencial competitivo e queira fortalecer o arranjo produtivo local”, explica.

Em 2017, João pessoa recebeu o título de Cidade Criativa da Unesco, passando a fazer parte de uma rede mundial de cooperação entre municípios reconhecidos por terem na criatividade um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável.

Confira mais depoimentos

“Minha participação no evento foi no backstage, parte do camarim que é o coração do evento. Já havia trabalhado no evento no ano passado, mas esse ano, por estar num período mais avançado do curso, pude aproveitar melhor minhas habilidades e conhecimentos como designer, facilitando meu trabalho e ajudando aos demais. Acho também que, para um aluno de moda, ter a oportunidade de presenciar e atuar diretamente no andamento do evento me mostrou uma nova visão da carreira profissional e me dá um gás a mais para seguir no ramo. E como estou passando agora pela cadeira de produção de moda, foi uma forma de colocar em prática o que vi em sala de aula e adquirir experiência na área para oportunidades futuras.” Wesley Medeiros da Silva, aluno do P4.

“Foi muito interessante ver de perto como é a produção de um evento de moda. A atenção e os cuidados com os modelos, a escolha da ordem de desfile das marcas e a montagem da estrutura. Pudemos ver na prática o que aprendemos nas aulas. No próximo período teremos uma disciplina de Produção de Moda, e essa experiência com certeza agregará ainda mais ao que será aprendido em sala”. Luiza Pinheiro, aluna do P3.

Você também se interessa pela área? Conheça o curso de Design de Moda do UNIPÊ e saiba mais sobre as possibilidades do setor.