12/11/2019 19:09 pm

Alunas de Design de Moda conquistam prêmio com coleção inspirada na capital

Um grupo de alunas do UNIPÊ conquistou a primeira colocação na categoria moda do 2º Salão de Design da Paraíba, evento destinado a estudantes e profissionais da área realizado entre 31 de outubro e 8 de novembro, no Centro Histórico de João Pessoa.

Ana Ugulino, Samara Cardoso e Katiuscia Fonseca, do curso de Design de Moda, conquistaram o prêmio com a coleção FILIPÉIA, criada a partir do referencial estético do Patrimônio Histórico de João Pessoa, especialmente nos casarios do Centro. “Como forma de incentivar a criatividade, o empreendedorismo e a inovação por meio do design, apoiamos as alunas como coordenação e como Instituição”, destaca a Profa. Me. Mariana Lucena, coordenadora do curso.

A coleção utilizou uma renda conhecida como filé, feita a partir de fio de algodão colorido, matéria prima paraibana produzida pelas mãos da artesã local Marília Fialho.

Conheça o conceito da coleção

FILIPÉIA. A essência da coleção é o olhar para nossa terra, valorizando sua cultura e, principalmente, os trabalhos artesanais.

Detalhes pensados para uma mulher moderna, romântica e ao mesmo tempo forte e arrojada; desconstruindo formas, focando na assimetria e usando recursos de alfaiataria.

O carro chefe da coleção FILIPÉIA é a renda filé, uma prática muito popular no Nordeste, feita através do entrelaçamento de linha em um tear manual e feita com fios de algodão colorido, produzido na Paraíba.

Protótipo: entre o rio e o mar

O look Entre o Rio e o Mar, peça vanguarda, é a conclusão de todo o trabalho de pesquisa para a execução de FILIPÉIA . Possui todos os elementos existentes na coleção – por isso foi escolhido para ser prototipado.

Em sarja com elastano no verde do rio Sanhauá e o jeans de reuso no azul do mar. Estampado em serigrafia, um desenho feito à mão, desenvolvido por Netto Cunha, aluno de Design de Interiores. Já a renda filé na manga foi feita pela artesã Maria Fialho.