11/11/2019 18:57 pm

UNIPÊ tem novo fluxo para situações de urgência e emergência

Com o objetivo de melhor servir à comunidade acadêmica, o UNIPÊ apresenta o novo fluxo de atendimentos em primeiros socorros.

O novo processo foi desenhado a partir da parceria entre os cursos de Educação Física (Projeto PAPS) e Enfermagem (Núcleo de Enfermagem), trazendo o suporte em primeiros socorros para a estrutura da Clínica de Enfermagem (COLACE).

A ação conjunta entre Núcleo e PAPS tem a função de oferecer o primeiro suporte para eventuais ocorrências – o UNIPÊ possui contrato com o Hospital Residencial para atendimentos especializados no local e presença de ambulância em situações que exijam encaminhamento à hospitais ou centro médicos.

Em caso de urgência e emergência, ligue para o ramal 9287. Os atendimentos estão disponíveis a todos que estejam dentro do campus, nos seguintes horários: manhã (7h50 às 12h), tarde (13h50 às 18h) e noite (18h às 22h). Também é possível, em situações mais delicadas, ligar diretamente para o Hospital Residencial através do número 4141-2205.

Em caso de dúvidas, procure o segurança ou coordenação mais próxima para auxílio. Também é possível visitar o Núcleo/PAPS e conhecer as atividades desenvolvidas.

Sobre o PAPS

O projeto PAPS é uma iniciativa de extensão universitária (não um prestador de serviço) com a proposta de promover capacitação multidisciplinar em Primeiros Socorros aos alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Odontologia, visando prestar assistência à comunidade do UNIPÊ e permitindo aos estudantes a oportunidade de vivenciarem na prática atendimentos de urgência e emergência. Vale destacar que o Núcleo/PAPS não realiza procedimentos invasivos ou administra medicamentos.

Como participar

Para participar do projeto, os alunos são submetidos a uma seleção na qual serão avalizados o Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) e o semestre cursado – é necessário estar, pelo menos, no terceiro período. Com isso, os candidatos serão classificados, atendendo a totalidade de vagas disponíveis.

O discente participa de dois momentos durante sua estada no projeto: primeiramente o curso de primeiros socorros, com aulas teóricas e práticas. Após concluir essa etapa, torna-se apto para colocar em prática os conhecimentos adquiridos frente às diversas situações que se apresentam, por meio de plantões presenciais, realizados em escalas organizadas pela equipe de extensão.