04/11/2019 15:24 pm

Informação e encorajamento: atividade com mulheres fecha Outubro Rosa

Em parceria com os cursos de Farmácia, Fisioterapia e Serviço Social, o Núcleo de Acessibilidade Institucional – NAI do UNIPÊ promoveu, no dia 30 de outubro, uma ação para finalizar o Outubro Rosa, campanha mundial com foco na conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A atividade foi realizada com participantes do projeto “Fisioterapia e cuidados paliativos em oncologia”, coordenado pela Profa. Dra. Jânia de Faria, do curso de Fisioterapia, que atende e cuida de mulheres em luta contra o câncer.

Durante a ação de acolhimento foi realizada uma oficina de origami e a criação de uma flor de lótus, considerada sagrada em tradições orientais. “Mesmo diante das dificuldades podemos encontrar beleza”, comenta a Profa. Dra. Antonilêni Melo, coordenadora do curso de Farmácia. A docente ainda levou ao local incensos aromáticos, para promover relaxamento.

Na sequência, as participantes puderam ouvir o relato de Camila Lacerda Cunha Lima, aluna do 7º período do curso de Psicologia, que compartilhou sua experiência de superação do câncer e como ressignificou a doença como impulso para empreender – ela é criadora da marca Belly Biju, que promove solidariedade por meio do design de bijuterias.

Em seguida houve um momento de fala da aluna Maria do Socorro Dantas, do 2º período de Serviço Social. Ela trabalha com uma marca de lingerie em João Pessoa e motivou todas a encontrarem força no trabalho e no valor da família.

A professora Erika Aranha, coordenadora do NAI, ressaltou a importância da informação para lidar com questões atitudinais. “O NAI pode ajudar os alunos, professores e colaboradores a enfrentarem situações surgidas frente aos conflitos com os quais nos deparamos em nossos contextos sociais. Isso tem impacto em nossa vida acadêmica, seja a curto ou longo prazo”, explica.

Por fim, foi servido um lanche a todos os presentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM