30/10/2019 15:27 pm

Núcleo de Acessibilidade Institucional promove palestra em Colégio da Capital

O Núcleo de Acessibilidade Institucional (NAI) do UNIPÊ realizou no último dia 28 de outubro uma palestra para os alunos do Ensino Médio do Colégio Dorotéias, localizado no bairro Castelo Branco, em João Pessoa.

Parte das comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o evento teve como principal finalidade levar os estudantes a refletirem sobre acessibilidade atitudinal, termo que se refere à percepção do outro sem preconceitos, estereótipos e discriminações. A palestra foi ministrada pela professora Erika Aranha, coordenadora do NAI.

Diante de uma realidade na qual os alunos são cobrados de várias maneiras para obterem bons resultados em avaliações, há uma pressão natural que surge do desejo de agradar as famílias. Somado a isso, existe um excesso de demandas e estímulos com os quais os jovens precisam lidar, por isso é fundamental ouvi-los e prestar atenção em seus comportamentos.

Além de dicas para enfrentar essas situações e se obter o amor próprio – a ação teve como tema AMAR-SE, os estudantes receberam orientações para colocarem em prática até o ENEM. Confiram algumas:

– Respirar corretamente;
– Praticar esportes;
– Cuidar da alimentação;
– Atividades de lazer;
– Conversar;
– Fazer simulados.

Não esqueça: o primeiro passo é acreditar na possibilidade de obter êxito naquilo que você se propõe a fazer. Comprometa-se com a pessoa mais importante da sua vida – você mesmo – e permita que o outro deposite sobre você aquilo que ele tem de bom!