29/10/2019 09:57 am

Importância do clima no planejamento urbano será tema de debate no UNIPÊ

O grupo de pesquisa Mapa Climático, vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo, promove no próximo dia 11 de novembro o evento Cities: the climate issue. A atividade será realizada a partir das 9h, no Espaço de Vivência Acadêmica do UNIPÊ (EVA).

O encontro reunirá profissionais que debaterão a importância do clima no planejamento urbano e as experiências de outras cidades diante dessa realidade. As inscrições podem ser feitas on-line (clique aqui).

Para divulgar o evento, o grupo de pesquisa está sorteando o livro “101 Regras Básicas para edifícios e cidades sustentáveis” em seu perfil no Instagram – durante a programação também haverá sorteios de brindes aos presentes.

Conheça os convidados:

Professor Lutz Katzschner – Universidade de Kassel, Alemanha
Trabalha com aplicação da metodologia dos mapas climáticos em cidades europeias e asiáticas.

Professor Francisco Gonçalves – Universidade Federal da Paraíba
Desenvolveu estudos sobre o clima urbano da cidade de João Pessoa por mais de 20 anos.

Geotecnóloga Jordana Coimbra – Prefeitura Municipal de João Pessoa
Atua como chefe da Divisão de Cadastro e Dados Geográficos da cidade.

Sobre o Mapa Climático

Desde o início de 2018, o grupo de pesquisa chamado Atualização do mapa climático urbano da cidade de João Pessoa realiza estudos sobre o impacto da estrutura física da cidade no clima local. A pesquisa é baseada na metodologia alemã de produção de mapas de clima urbano que são empregados por gestores urbanos em diversas cidades do mundo.

Os resultados buscam apresentar ideias a um planejamento urbano consciente do clima, mostrando diretrizes ao plano diretor da capital paraibana e contribuindo para a mitigação dos efeitos nocivos das mudanças climáticas.