23/09/2019 11:17 am

Seletiva interna para Concurso de Sustentação Oral define candidatos

Matheus Lima Moreira e Taynah Lys Medeiros Gomes participaram de seletiva para Concurso de Sustentação Oral e se classificaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, com as maiores notas.

Agora ambos farão, no próximo dia 30, em Brasília (DF), sustentação oral para uma banca formada por ministros do TST.

Concurso de Sustentação Oral

O Concurso de Sustentação Oral, ação conjunta do grupo Cruzeiro do Sul Educacional e o Tribunal Superior do Trabalho (TST), visa analisar o desempenho de estudantes de Direito em um expediente importante que os advogados utilizam na defesa de seu recurso ou nas contrarrazões ao recurso da parte adversária em dia de julgamento perante os tribunais.

A Seletiva interna realizada dia 9 de setembro, em João Pessoa-PB, no Pleno do Tribunal do Trabalho da Paraíba (TRT 13ª Região), contou com a participação de dez candidatos, alunos do curso de Direito do UNIPÊ, sob a direção dos professores Arthur Souto e Antonio Toscano.

Os vencedores dessa seletiva agora vão se apresentar ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília, dia 30 de setembro, junto com alunos do UDF, a uma banca formada por ministros do TST.

O desembargador Ubiratan Delgado e os juízes Adriano Dantas Mesquita e Paulo Henrique Tavares analisaram a apresentação individual de cada aluno aplicando nota em quesitos previamente definidos em edital.

Para Delgado, a deliberação não foi simples. “Tivemos 10 excelentes concorrentes e todos são vitoriosos. Só o fato de terem a coragem de fazer uma sustentação oral já denota o compromisso com a carreira”, disse.

Ele lembrou que alguns fatores foram determinantes na hora da escolha, principalmente a clareza dos fatos, a precisão e o convencimento. “As posturas verbal e corporal mostram um pouco daquilo que se quer dizer”, pontuou, afirmando que apesar do bom desempenho, a banca teve que escolher apenas dois alunos entre os dez candidatos.