24/06/2019 17:33 pm

UNIPÊ realiza workshop com orientações e informações sobre Autismo

Em parceria com o Grupo Autismo Tratável, o Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ promoverá um evento para orientar e fornecer informações sobre o Transtorno do Espectro Autista e a aplicação da Terapia Aba. O Workshop Autismo e ABA está com inscrições gratuitas abertas até o dia 4 de julho clicando aqui. Voltado para familiares e amigos de pessoas com TEA, pesquisadores sobre o tema e acadêmicos, o evento ocorrerá nos dias 5 e 6 de julho. Ao todo, são 400 vagas.

Com enfoque na Terapia ABA, o Workshop pretende instigar e ressaltar o estudo e a aplicação da técnica, conhecida como Análise do Comportamento Aplicada. Considerada atualmente a mais eficaz terapia para pessoas com o espectro autista, a ABA consiste num forte e individualizado ensino de habilidades necessárias para que o indivíduo autista se torne independente e tenha uma melhor qualidade de vida possível. Com isso, o evento do UNIPÊ com o Grupo Autismo Tratável deseja promover a inclusão social e a interação de saberes.

“Segundo a OMS, 1 em cada 59 pessoas apresentam nuances do espectro autista. Dessa forma, é de extrema importância que possamos viabilizar espaços de diálogo e troca de experiências entre familiares e amigos de pessoas autistas”, afirma o assessor de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento do UNIPÊ Arthur Lima.

O Workshop será ministrado pelas palestrantes: Aline Formiga, Fonoaudióloga Clínica e Educacional, Raquel dos Santos Guedes, Fisioterapeuta com graduação pelo UNIPÊ, e Shâmara Rached, profissional do Grupo Autismo Tratável. O evento concederá certificação aos ouvintes que participarem das atividades em pelo menos dois dos três turnos do cronograma do evento.

Segundo Arthur Lima, a atividade é uma consequência de outras já realizadas em parceria com o UNIPÊ: o Curso ABA, com duração de um ano, desenvolvido com a articulação do Grupo Autismo Tratável; e o Encontro Integrado da Consciência Autista, que aconteceu no último mês de abril em parceria com o Projeto de Extensão Abrace a Causa, Grupo Autismo Tratável e Núcleo de Acessibilidade Institucional. “Essas ações demonstram o comprometimento da instituição com a causa”, disse.

Serviço

Workshop Autismo e ABA

Inscrições gratuitas clicando aqui até 4 de julho ou até esgotarem as vagas

Datas: 5 de julho, das 18h às 22h, e 6 de julho, das 8h às 17h (com intervalo das 12h às 14h)

Local: Auditório UNIPÊ, no Campus da Instituição, em Água Fria, João Pessoa

Mais informações: asped@unipe.edu.br.