Curso de Enfermagem do UNIPÊ realiza Projeto Integrador - UNIPÊ
13/06/2019 18:36 pm

Curso de Enfermagem do UNIPÊ realiza Projeto Integrador

No último dia 13/04, o UNIPÊ realizou a “Ação do Projeto Integrador da Turma do Segundo Período de Enfermagem”. Na ocasião 23 estudantes de enfermagem se concentraram no Hotel Globo, localizado no Centro Histórico de João Pessoa/PB. Lá se encontraram com a Profa. Rayanne Alves e receberam orientações e explicação do Prof. Dr. Diego Irineu (geógrafo e liderança comunitária da Comunidade Porto do Capim). Em seguida, foram em direção a referida comunidade, onde conheceram casas, estrutura e dinâmica da comunidade. Feitas visitas domiciliares de alguns moradores, a relação comercial, da pescaria, mangue e rio.

A disciplina de Parasitologia do Curso de Enfermagem do UNIPÊ propõe despertar nos educandos conhecimento acerca dos parasitas, hospedeiros e relações entre eles, bem como a tomada de decisão do profissional de enfermagem frente ao processo saúde-doença das parasitoses humanas. Nesta perspectiva, a parasitologia enquanto disciplina integradora, conduzida pela docente integradora Profa. Rayanne Santos Alves, desafiou os estudantes de enfermagem do segundo período – turno manhã a desenvolverem seus projetos integradores em uma comunidade carente no município de João Pessoa-PB.

A turma composta por 23 educandos foi divida em 05 grupos. Em respeito as metodologias ativas, esses estudantes devem conhecer uma realidade e cumprir as 05 etapas do Arco de Maguerez (seleção do problema, palavras-chaves, teorização, seleção de hipóteses de solução e intervenção prática).

Em ambiente acadêmico a Profa. Rayanne após suas aulas de parasitologia, orientou os projetos integradores no sentido dos cumprimentos das 05 etapas do Arcos. Foram estabelecidos prazos, divisão de tarefas a luz do trabalho em equipe, ênfase na elaboração do material escrito nas normas da ABNT e delineamento do arcabouço. As orientações iniciavam primeiramente para toda a turma, depois por grupos organizados em rodas, onde a docente passava por cada grupo com fins do feedback sobre o desenvolvimento e a participação de cada integrante das equipes.

Cada grupo fez agendamento com liderança comunitária do Prof. Dr. Diego para realizar as intervenções práticas do Projeto Integrador. Todos grupos foram novamente a Comunidade Porto do Capim, onde interagiram com moradores, fizeram as entregas de material e respectivas intervenções.

Os alunos do Curso de Enfermagem sentiram-se satisfeitos em conhecer uma realidade tão diferente do seu cotidiano, de potencializar o olhar multidimensional sobre o processo saúde-doença, de desenvolver o trabalho em equipe e estes engajados da produção do material escrito e prático. Mas sobretudo, de sentir na pele o papel de agente transformador de realidade e a prática social como futuros profissionais de enfermagem.

Veja as fotos do evento: