NAF/Unipê auxilia contribuintes na declaração do IR 2019 - UNIPÊ
27/03/2019 17:59 pm

NAF/Unipê auxilia contribuintes na declaração do IR 2019

Você sabia que o Unipê oferece atendimento gratuito para preencher e entregar a declaração do Imposto de Renda 2019? Os atendimentos são realizados por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF/Unipê. O espaço é uma parceria com a Receita Federal do Brasil e fica localizado no Empresarial Plaza Center, na Avenida João Machado, no Centro da capital paraibana. O serviço é oferecido durante o ano inteiro, com reforço nos atendimentos durante os meses de março e abril.

Os atendimentos são presenciais e por ordem de chegada, sendo executados por alunos de Ciências Contábeis com a supervisão de professores. O NAF/Unipê funciona das segundas às quintas-feiras, das 13h às 17h, e os interessados devem comparecer ao local até as 16h30 para que possam realizar a consultoria.

Projeto iniciou em 2017

O projeto teve início em 2017 e, sob a coordenação da professora Maria Helena Rolim, do curso de Ciências Contábeis, os atendimentos visam orientar o contribuinte com dúvidas e questões básicas sobre a declaração.

“Na maioria das vezes, é possível que o interessado, além de esclarecer suas dúvidas, tenha a sua declaração preenchida e enviada pelos próprios alunos do NAF, caso compareça munido de toda documentação necessária. No entanto, declarações mais complexas não são realizadas no espaço, como, por exemplo, aquelas que envolvam ganho de capital, recebimento de valores do exterior, rendimentos recebidos acumuladamente, dentre outras situações a serem analisadas pelos supervisores”, disse Maria.

Para o preenchimento da declaração é necessária a apresentação dos seguintes documentos:

– Cópia da declaração entregue em 2018, nº do título de eleitor e também CPF do titular e dos dependentes;

– Comprovantes de Rendimentos Anuais (titular e dependentes);

– Comprovantes de serviços prestados;

– Recibos e notas fiscais relativos a despesas com saúde (titular e dependentes);

– Recibos de despesas com educação (titular e dependentes);

– Recibos de aluguéis recebidos e pagos;

– Comprovantes de pagamentos à previdência privada e oficial;

– Recibos de pagamentos de bens imóveis e dados do imóvel;

– Recibos ou contratos de compra e venda de bens realizados em 2018;

– Demonstrativo de compra e venda de ações;

– Livro Caixa e seus respectivos comprovantes de receitas e despesas (autônomos);

– Darfs de carnê-leão pagos;

– Contratos de dívidas realizados em 2018 (empréstimos, financiamentos, etc.), cujo valor seja superior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais);

– Informações referentes a bens móveis (no caso de veículo, deve trazer o documento) e direitos, cujo valor unitário de aquisição seja superior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais), exceto veículos automotores, embarcações e aeronaves;

– Recibos de Pensão Alimentícia;

– Extratos bancários de contas correntes, poupança e investimentos com saldo superior a R$ 140,00 (cento e quarenta reais) em 31/12/2018.

Sobre o NAF/Unipê

A estrutura do local é composta de dois ambientes com ar condicionado, cadeiras para espera e seis mesas com computadores para que sejam realizados os atendimentos.

Além dos serviços para auxílio na declaração do IRPF e outras questões relativas a Receita Federal, o NAF/Unipê também oferece orientações e auxílios sobre: regularização do CPF; MEI; eSocial Doméstica; Solicitação de Pedido de Restituição; Solicitação de Isenções; Parcelamento para MEIs/Mês; Criação do Código de Acesso para o Ecac; emissão de Certidões Negativas para Empresa; e capacitações de funcionários de empresas em geral.

O NAF é um projeto realizado pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior – IES e tem como objetivo oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

Atendimento do NAF/Unipê para declaração do IRPF

Período: das segundas às quintas-feiras

Local: Empresarial Plaza Center, na Avenida João Machado, Centro.