Evento gratuito do Unipê promove conscientização sobre autismo - UNIPÊ
21/03/2019 12:04 pm

Evento gratuito do Unipê promove conscientização sobre autismo

Instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê promoverá o Encontro Integrado da Consciência Autista. O evento será realizado no dia 2 de abril, no campus do Unipê, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O Encontro gratuito ocorrerá das 8h às 17h, no campus da Instituição, e é destinado a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares e amigos, pesquisadores sobre o tema, além de estudantes e colaboradores do Unipê.

O objetivo do evento é fomentar e reconhecer iniciativas multidisciplinares no acompanhamento do espectro autista, com orientações gratuitas às famílias, além de atividades recreativas e culturais. O Encontro é promovido pelo Projeto de Extensão do Unipê “Abrace a Causa: Intervenção para pacientes do espectro autista” e pelo Grupo Autismo Tratável, com o apoio do Núcleo de Acessibilidade Institucional – NAI do Unipê.

Programação

Com a temática “Autismo: A Importância da Intervenção Multidisciplinar”, o evento promoverá palestras com assuntos diversos, como a inclusão por meio de recursos lúdicos, os direitos do autista, comunicação alternativa, Fisioterapia e Fonoaudiologia no autismo, Educação Física adaptada para autistas, entre outros.

O evento contará com três rodas de conversa. Com 120 vagas, uma delas debaterá a “Empatia e Inclusão: juntos por um mundo mais inclusivo e humano” com Andréa Apolônia, coordenadora do Grupo Juntos e do movimento nacional #eSeFosseSeuFilho. As demais rodas, exclusivas para familiares e pessoas com TEA, discutirão os temas: pais de autistas com diagnóstico recente; crianças autistas; e adolescentes e adultos autistas.

Para proporcionar informações a respeito do TEA, o Encontro trará stands de exposição de brinquedos adaptados e de orientação e também stands do Unipê e de parceiros, como a Associação de Pais e Amigos do Autista da Paraíba – AMA, a Associação Paraibana de Autismo – APA e a Funad.

Ainda, a programação contará com atendimento gratuito em estética e beleza, atividades físicas adaptadas para crianças autistas e a exposição do filme “O Bom Dinossauro”.

Clique aqui para conferir o edital com a programação completa do evento.

Stands

Os stands das instituições e associações parceiras vão oferecer orientações sobre suas atividades desenvolvidas, de que forma os familiares podem obter apoio de determinadas instituições, a emissão de carteirinha para autistas, cursos e outros assuntos relacionados ao autismo.

Dentre as instituições que participarão com stands no evento está a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) do município de João Pessoa. Na oportunidade, o órgão ofertará o CADUNICO, cadastrando o Número de Identificação Social (NIS) das pessoas com TEA. O objetivo da iniciativa é facilitar o ingresso aos Programas e Serviços ( como BPC, Bolsa Família, entre outros.). Além disso, os participantes também receberão, na ocasião, o encaminhamento para os devidos órgãos e serviços.

Já os cursos do Unipê, dentro de cada área, oferecerão suporte e orientação à comunidade, levando em consideração as dificuldades sensoriais do autista e a necessidade de adoção de técnicas de interação por parte dos familiares, amigos e profissionais da área da saúde e educação. Confira:

Arquitetura e Urbanismo: informações sobre segurança e conforto sensorial do ambiente domiciliar e escolar para pessoas autistas;

Direito: orientação sobre direitos da pessoa autista dentro da legislação brasileira, incluindo a obtenção de benefícios, orientações em caso de discriminação, informes sobre ações judiciais de toda natureza (civil, penal, previdenciário, trabalhista, tributário, entre outros);

Cursos de Saúde (Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia e Psicologia): serviços básicos, como a aferição de pressão arterial, teste antropométrico, autoexames, cuidados e riscos da automedicação, entre outros.

Como participar?

As 400 vagas para a participação em palestras e rodas de conversa já foram preenchidas, contudo diversas atividades serão disponibilizadas aos visitantes durante o dia do evento, sem necessidade de inscrição nem delimitação de vagas. Basta comparecer no local e horários descritos na programação para receber as orientações e os atendimentos.

Transporte e acessibilidade

A Prefeitura de João Pessoa oferecerá transporte gratuito para o deslocamento das famílias para o Unipê no dia do evento. Confira, abaixo, as informações sobre a quantidade de ônibus e os locais pelos quais eles passarão:

  1. 1. Um ônibus saindo/com parada na sede do “VIDA AUTISMO” (Rua Universitário Paulo Rodrigues de Souza, 329, Valentina – Rua atrás da AMECLIM);
  2. 2. Um ônibus saindo/com parada na sede da “FUNAD” (Rua Orestes Lisboa, s/n – Pedro Gondim);
  3. 3. Um ônibus saindo/com parada no Parque Sólon de Lucena, em frente à Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

As pessoas interessadas em utilizar o transporte para se deslocar até o Unipê poderão retirar fichas com as instituições parceiras do Unipê (associações/institutos). As saídas estão programadas para as 7h30, 8h30, 12h e 13h.

Para garantir o acesso de todos ao evento, a equipe do Unipê Virtual irá gravar e transmitir através deste link as palestras que ocorrerão no Auditório principal.

E para assegurar a acessibilidade em todas as iniciativas, o evento também contará com a presença de tradutores de libras em todas as palestras e no credenciamento e o auditório do EVA receberá uma iluminação parcial (adaptada) para as sessões de cinema, para evitar mudanças bruscas de iluminação (o que pode ocasionar crises em autistas hipersensíveis).

 

Serviço

Encontro Integrado da Consciência Autista

Tema – Autismo: A Importância da Intervenção Multidisciplinar

Data e horário: 2 de abril de 2019, das 8h às 17h

Local: Campus do Unipê

Inscrições para palestras encerradas!

Visitantes podem participar das atividades extras, sem necessidade de inscrição.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM