Ingressantes de 2019.1 são acolhidos no Auditório Unipê - UNIPÊ
27/02/2019 16:28 pm

Ingressantes de 2019.1 são acolhidos no Auditório Unipê

Antes de irem para as aulas do semestre 2019.1, os novos alunos do Unipê foram apresentados a diversos setores da Instituição na Acolhida Discente deste semestre. O evento aconteceu no último dia 20 de fevereiro, em três sessões, nos turnos da manhã, tarde e noite, conforme os horários de início das aulas dos novos estudantes da Instituição.

A acolhida ocorre no início de cada semestre e tem a finalidade de dar as boas-vindas aos recém-ingressos na Instituição, bem como apresentar a organização dos serviços e a infraestrutura do campus. Muitas dessas informações são transmitidas através dos gestores de cada setor.

Trote Solidário

O Trote Solidário do Unipê foi marcado pela presença da Assistente Social do Hemocentro da Paraíba, Conceição Abrantes, que ressaltou a importância da doação de sangue e entregou panfletos aos alunos na busca de conscientizá-los a doar. Na oportunidade, ela explicou os requisitos para ser doador, os locais de doação e os benefícios desse ao ato de amor pelo outro. Por fim, destacou que um doador é capaz de salvar quatro vidas.

Pró-Reitoria Acadêmica – PROAC

A Pró-Reitora acadêmica do Unipê, professora Mariana Brito, abriu a solenidade, pontuando a importância desse momento para recepcionar os alunos ingressantes. Brito destacou o estímulo, por acreditar na transformação do ser humano através da aprendizagem.

A professora pontuou a presença dos coordenadores para acolher seus alunos, acreditando em um semestre repleto de novas possibilidades e transformação para além da sala de aula e do espaço social acadêmico, “afinal, é nossa missão estimular o pensamento, a reflexão e a mudança permanente de outros seres. É poder transformar o futuro”, comentou.

Nos turnos da tarde e noite, a professora Maríllia Fialho representou a pró-reitora e falou aos alunos, coordenadores e professores presentes da descoberta desse novo ciclo e da relevância disso para sua vida profissional.

Secretaria Geral de Ensino – SEGEN

Outro setor que teve contato com os recém-ingressos foi a Segen.  O analista de controle acadêmico José Alisson da Silva Alves representou o gestor Francisco das Chagas. Na oportunidade, ele apresentou os principais serviços da Segen, desde a entrada do aluno na instituição por meio do Vestibular até sua colação de grau, fora todos os assuntos ligados à vida acadêmica do aluno, como rematrícula, dispensa de disciplina, solicitação de histórico escolar, entrada de atestado médico, entre outros.

Setor de Bolsa

O Setor de Bolsa também teve suas atribuições apresentadas aos estudantes durante a acolhida. A Gestora do Setor, Juliana Chabo, explicou os principais serviços e possibilidades de desconto que cabem no bolso dos alunos. Além disso, a gestora ressaltou que existem no Unipê facilidades de pagamento personalizado à realidade de cada aluno.

Como identificar o setor? O setor de bolsa fica localizado no Bloco Eva. Qualquer dúvida, basta ligar para 2106-9358.

Comissão de Estágio Institucional

A Comissão de Estágio Institucional também teve suas atribuições apresentadas aos estudantes durante a acolhida. A coordenadora do setor profa. Giselly Lima explicou as definições de estágio obrigatório e não obrigatório, cujas explicações podem ser acessadas a qualquer momento no site da COESI.

Setor de Pesquisa e Extensão

O assessor Artur Lima, responsável por essa ação, falou um pouco sobre como o aluno pode participar do processo seletivo das Pesquisas e Extensões através do edital disponibilizado em nossos portais e redes sociais, ligados aos cursos. Ele ainda falou das possibilidades de ampliar seus conhecimentos por meio dos grupos de estudo, que permite ao aluno, além de fazer novas amizades, apender em equipe. O Unipê certifica o aluno com horas em atividades complementares, sendo uma forma de incentivá-los à prática de estudar aqui em nosso campus.

Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos

Outro setor que teve contato com os recém-ingressos foi o Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Instituição. As professoras e membros do Comitê Antonilêni Freire, Natalia Herculano e Bianca Oliveira Tôrres apresentaram o Comitê nos três turnos do evento.

O setor atua no desenvolvimento de TCCs e de Projetos de Pesquisa, desde que os projetos envolvam seres humanos ou informações provenientes das pessoas com o intuito de serem apesentados em eventos científicos ou, ainda, serem publicados nas diversas formas e meios. O órgão fica localizado na Reitoria, sala 401, e o horário de atendimento é das 7h às 11h e das 12h às 17h (segunda a quinta-feira) e das 7h às 11h e das 12h às 16h (sexta-feira).

Núcleo de Acessibilidade Institucional – NAI

A assistente social e coordenadora do NAI, profa. Erika Aranha, explicou aos alunos o que é o NAI, quais as competências do Programa e o suporte junto às clínicas-escola de Psicologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia. Além disso,  falou do acompanhamento de demandas ligadas à dificuldade de aprendizagem e apoio aos familiares dos alunos que buscam no Unipê um suporte para vida acadêmica dos seus familiares que optaram por estudar aqui.

“Um exemplo da nossa ação é auxiliar pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, seja definitiva ou provisória, a se sentirem acolhidos e incluídos no Unipê. Desde uma escuta para ajudá-los a aprender a estudar até a substituição de mobiliário para cadeirantes. Nosso atendimento ocorre com pré-agendamento. Quando individual, ocorre no bloco da reitoria, sala 402 através do número 2106-9336. Ou por visita aos cursos de forma mais coletiva com palestras sobre ansiedade, otimização e organização dos estudos, além de rodas de bate-papo com temas atuais de interesse dos discentes”, explicou a professora.

Centro de Informação/ Responsabilidade Cultural e Programa de Internacionalização

O gestor Luis Miranda também participou da acolhida Institucional e trouxe diversas informações que irão auxiliar o dia a dia dos alunos com as principais demandas deste setor:

Centro de Informação – Com acervos físicos, digitais e periódicos, além de seus ambientes de estudo.

Responsabilidade Cultural – por meio do Coral; teatro; Unipê com música e o Núcleo de Voluntariado e Espiritualidades – VOE, que promove ações de impacto e transformação social dentro e fora do Unipê, atuando pela humanização das relações e um compromisso social dinâmico. Para mais informações, escreva para: voluntariado@unipe.edu.br.

Programa de Internacionalização – Esse programa visa apoiar toda comunidade acadêmica através de uma cultura de internacionalização, cooperação e mobilidade acadêmica no Unipê, dando suporte a uma estratégia continuada de desenvolvimento institucional e de qualificação crescente das atividades acadêmicas. Ele viabiliza a inserção em programas de intercâmbio internacional, desenvolvendo parcerias acadêmicas nacionais e internacionais que possam incluir também bolsas de estudos, cursos, estágios, congressos, seminários e programas de cooperação internacional, bem como outras atividades que fortaleçam o componente internacional nas áreas acadêmicas, culturais, de gestão, pesquisa e extensão, atuando como agente catalisador, fomentador e mediador. Para maiores informações, entre em contato pelos canais:+55 (83) 2106 9237 e e-mail: aai@unipe.edu.br.

Núcleo de Ensino a Distância

A coordenadora do Núcleo de Educação a Distância – NeaD, profa. Izabel Lamenha, também teve um momento de apresentação do seu setor para os calouros. Ela falou sobre os aspectos relacionados ao acesso pelo Unipê Virtual, apontou a localização do prédio onde funciona o Núcleo e tratou da colaboração do apoio técnico, bem como das Disciplinas On-line – DOL, comum a todas as graduações no ambiente virtual. Além isso, destacou a nova ferramenta do Blackboard como uma parceira na rotina dos alunos.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM