Proac anuncia Novo Processo de Avaliação a partir de 2019.1 - UNIPÊ
02/01/2019 14:27 pm

Proac anuncia Novo Processo de Avaliação a partir de 2019.1

Visando proporcionar melhorias no ensino e na aprendizagem dos estudantes, a Pró-Reitoria Acadêmica – PROAC do Unipê apresenta o novo processo de avaliação dos cursos. A partir de 2019.1, todos os cursos de graduação do Unipê passarão a ter um processo avaliativo composto por duas avaliações no período letivo e uma Avaliação Final, o que permitirá aos discentes da instituição um melhor período entre as avaliações e aprimoramento da aprendizagem.

A avaliação da aprendizagem deve ser contínua, cumulativa e sistemática, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, buscando a verificação de competências constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais, específicas de cada curso. Serão consideradas as funções somativa e formativa, sendo optativa a função diagnóstica.

A avaliação somativa consiste em identificar se os estudantes adquiriram as competências necessárias para desenvolver novas etapas do processo de aprendizagem. E a avaliação formativa objetiva verificar se os alunos estão dominando, gradativamente, cada etapa proposta.

Para o cálculo da nota final do aluno, no componente curricular, será considerado o somatório das duas avaliações da aprendizagem obtidas durante o respectivo período letivo.

Avaliação 1 + Avaliação 2 = Nota Final (+ Avaliação Final)

Um maior detalhamento das regras do processo será informado pelos coordenadores de curso, no início do semestre 2019.1.