Unipê publica catálogo do 1º Salão de Design da Paraíba
03/12/2018 16:51 pm

Unipê publica catálogo do 1º Salão de Design da Paraíba

O Centro Universitário de João Pessoa – Unipê publicou o catálogo do 1º Salão de Design da Paraíba. O catálogo traz os diversos produtos apresentados no Salão, que integrou a Feira Internacional de Economia Criativa e ocorreu entre 19 e 25 de novembro, na Estação Cabo Branco, na capital paraibana. Publicado para download gratuito em unipe.edu.br/books, o catálogo é voltado para todas as pessoas interessadas na área de Design.

Os trabalhos contemplam o design em seus diversos e grandes segmentos: moda, produtos, gráficos e interiores. Esses trabalhos são resultado de atividades de professores e estudantes de Instituições de Ensino Superior da Paraíba. Há, ainda, trabalhos de designers convidados, que expuseram suas obras no Salão. De docentes e estudantes do Unipê, existem peças de moda no catálogo. As Instituições que também aparecem no catálogo, por meio de suas comunidades acadêmicas, são a UFPB, UFCG, o IFPB e a Unifacisa.

A organização do Salão contou com a participação ativa da professora Gabriela Maroja, do curso de Design de Moda do Unipê. O catálogo publicado se deu pela produção do Núcleo de Publicações Institucionais (NPI) do Centro de Informação – CI do Unipê. A Feira Internacional de Economia Criativa faz parte do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco, que conta com a participação do Unipê como membro do grupo gestor do programa.

Unipê e Programa João Pessoa Cidade Criativa

O grupo gestor do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco é uma equipe formada para organizar, entre outras coisas, a Feira Internacional de Economia Criativa. Na Feira, estiveram presentes representantes de todas as instituições e órgãos realizadores e apoiadores do evento, como a Prefeitura Municipal de João Pessoa, o Sebrae, o SENAI, a UFPB, a UFCG, o IFPB e o Unipê.

A Feira Internacional de Economia Criativa difundiu produtos e serviços de qualidade nos segmentos Artesanato, Cinema, Design, Música e Gastronomia. Já o 1º Salão de Design da Paraíba pretendeu disseminar a cultura do design e integrar as quatro áreas que possuem cursos de graduação na Paraíba: Produto, Gráfico, Moda e Interiores.

“O catálogo, por sua vez, traz o registro do que foi exposto no evento, incluindo a premiação dos melhores projetos apresentados no salão”, disse Filipe Carvalho de Almeida, coordenador do NPI/CI. “É com espírito de participação e colaboração ativa que o Unipê foi parceiro para viabilizar essa publicação, através do Núcleo de Publicações Institucionais do CI”, enfatizou o Prof. Luís Miranda, coordenador do CI e membro do grupo gestor do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco.