Proape dá dicas para controlar nervosismo na hora de apresentar o TCC - UNIPÊ
03/12/2018 09:09 am

Proape dá dicas para controlar nervosismo na hora de apresentar o TCC

Nervosismo, ansiedade e preocupação são sentimentos típicos de quem tem pela frente um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC para apresentar. Pensando nisso, a psicopedagoga Andrea Maranhão, do Programa de Apoio Psicopedagógico aos alunos de graduação do Unipê – Proape, dá preciosas dicas que poderão fazer a diferença para os estudantes que estão nessa fase da graduação.

Otimize o tempo

Uma das dicas é otimizar o tempo e tentar não apresentar todo o projeto”, começou a psicopedagoga. Segundo Andrea, o primordial é tratar apenas dos pontos centrais do trabalho na hora da apresentação do TCC. “O orientador pode pedir para priorizar as considerações finais da monografia e abordar os demais pontos apenas se os avaliadores perguntarem”, acrescentou.

Não deixe para última hora

Uma dica de ouro, conforme a psicopedagoga é não deixar a apresentação apenas para o ambiente de sala de aula. “Recomenda-se ao estudante apresentar o projeto para a família e amigos e pedir que façam perguntas sobre tudo o que não entenderem durante o ensaio. Esse tipo de atividade serve também para controlar o tempo, pois é necessário ficar atento ao limite estabelecido pela instituição”, aconselhou.

Consulte o regulamento do curso

Para não ser pego de surpresa, outra dica fundamental é consultar, dias antes da apresentação, o regulamento do curso. “O regulamento do curso define a roupa que o aluno usará quando encarar a banca. A orientação varia para cada curso. Alguns exigem o uso de roupas sociais”, explicou.

Confie na sua preparação e relaxe

Ao se aproximar do grande dia, a dica principal é: deixe a preocupação de lado. Conforme Andrea Maranhão, ficar relendo o projeto pode fazer com que o estudante fique ainda mais nervoso e não consiga fazer uma boa apresentação. “Recomenda-se aos alunos ir ao cinema ou ao teatro ou passar um tempo com amigos e a família para relaxar. Também é importante manter uma alimentação leve e dormir bem”, arrematou.

Sobre o Proape

O Proape proporciona um atendimento especializado para os estudantes matriculados nos cursos de graduação do Unipê. No Proape, o aluno terá um acompanhamento que prioriza identificar e avaliar as dificuldades e os fatores que prejudicam o êxito do seu rendimento escolar.

Ficou interessado no atendimento personalizado? Então procura o PROAPE! O Programa fica localizado no Prédio da Reitoria – Sala 402 – Fone: 2106-9348.

Sobre Andréa Maranhão

A responsável pelo PROAPE, a Psicopedagoga Andréa Maranhão, é natural do Rio de Janeiro, graduada em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar, séries Iniciais e Educação Infantil, cursou História pela UFRJ e Direito pela PUC-RJ. Andréa ainda tem Pós-graduação em Psicopedagogia e é Mestranda pela UFPB.

Vestibular Unipê

Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular e os cursos disponíveis nesta seleção contemplam as áreas da saúde, tecnologia, humanas e de negócios. A inscrição pode ser realizada por meio do portal unipe.edu.br.

Confira também os financiamentos, bolsas e descontos ofertados pela Instituição em unipe.edu.br/financiamentos. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.