Estagiários de Fisioterapia realizam atividades para o Dia do Idoso
10/10/2018 14:46 pm

Estagiários de Fisioterapia realizam atividades para o Dia do Idoso

Nos dias 1º e 2 de outubro, estagiários do curso de Fisioterapia do Unipê realizaram atividades em comemoração ao Dia do Idoso. A data foi comemorada no dia 1º de outubro e, nos dias das atividades, os estudantes realizaram estágio em Instituições de Longa Permanência para Idosos de Cabedelo e João Pessoa.

Em Cabedelo, a Instituição visitada foi o “Lar do Amém”, enquanto que em João Pessoa foi o “Lar da Providência”. Nas Instituições, os alunos proporcionaram momentos de cuidado e lazer para os idosos que moram nesses lares. Entre as ações, estavam atividades físicas, jogos e brincadeiras lúdicas, danças, palestras e um baile temático. As atividades de estágio foram realizadas em conjunto com as equipes de profissionais das Instituições.

“O objetivo maior destes eventos, além da celebração em si, foi demonstrar o reconhecimento e a valorização dos idosos como indivíduos fundamentais para a vida na nossa sociedade”, considerou a professora Rafaela Gerbasi. “Além disso, a elaboração e a execução de atividades como estas possibilitam um incremento para uma formação mais humanizada dos alunos, que podem assumir uma visão e prática mais ampliada sobre o cuidado em saúde”, reforçou a docente.

A supervisora dos estágios, professora Ana Ruth Sousa, as experiências vividas pelos estudantes fazem com que eles reflitam a respeito dos idosos e de suas necessidades. “É sobre a importância de atuar visando não só a recuperação física dos idosos, mas a manutenção e ampliação da qualidade de vida e do bem-estar destes pacientes. E isso é algo fundamental para o cuidado à saúde, principalmente de idosos institucionalizados. Foram momentos importantes de socialização e afeto com os idosos”, colocou Ana Ruth Sousa.

Natália Rodrigues, estudante do 7º período do curso, corrobora com a fala da supervisora. A aluna participou de atividades no “Lar do Amém”. Lá, a dinâmica visou trabalhar com os segmentos do corpo, a coordenação motora e a interação social de formas lúdica e produtiva.

“Ao fim da conduta, nos sentimos renovados, gratificados e interessados pelas condições diárias que tais idosos tomam como estilo de vida, acrescentando ainda mais no nosso conhecimento e na vivência humanizada, característica que consideramos importantes nas outras realidades vivenciadas pelos profissionais de saúde”, disse Natália Rodrigues.

Vestibular Unipê

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular e os cursos disponíveis nesta seleção contemplam as áreas da saúde, tecnologia, humanas e de negócios. A inscrição pode ser realizada por meio do portal unipe.edu.br.

Confira também os financiamentos, bolsas e descontos ofertados pela Instituição em unipe.edu.br/financiamentos. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.