Direito Unipê conquista o 1º lugar entre privadas da Paraíba no RUF 2018
09/10/2018 16:58 pm

Direito Unipê conquista o 1º lugar entre privadas da Paraíba no RUF 2018

Em três anos no 1º lugar de João Pessoa, agora o curso de Direito do Unipê conquistou o patamar no estado da Paraíba pelo RUF 2018. A referência de posição é entre instituições privadas, configurando o curso do Unipê como o melhor da Paraíba.

Arthur Souto, professor à frente da coordenação do curso, disse que o setor “recebeu com alegria e serenidade a notícia”. Souto acredita que a posição é resultado do reconhecimento do trabalho realizado pela Instituição durante mais de 47 anos. O coordenador lembra que, no Brasil, o curso é destaque por ter sido outorgado, até hoje, com três selos OAB Recomenda pela Ordem dos Advogados do Brasil e possuir a chancela de conceito 5, resultado da última avaliação do Ministério da Educação – MEC.

“Com a chegada do Grupo Cruzeiro do Sul, nossa Instituição continua sua rota de crescimento, pautada sempre pela qualidade, compromisso e seriedade nos serviços prestados, buscando a formação de um profissional dotado das competências exigidas por nossa profissão, apto para ser prontamente inserido no mercado de trabalho e vencer os desafios que se apresentam com a 4º revolução industrial”, refletiu o docente.

E quais são os diferenciais?

 

O professor Arthur Souto afirmou que o Unipê possui um corpo de professores com mais de quarenta doutores em seus quadros. “E um elevado número de mestres, todos em regime de tempo integral”, contou Souto. Somados, os professores com formação stricto sensu ultrapassam os 75% do quadro docente.

O curso tem a contribuição de diversos profissionais da carreira jurídica e de renome na Paraíba e região Nordeste. São, por exemplo, advogados, magistrados, procuradores, membros do Ministério Público, delegados, peritos criminais, auditores da fazenda e membros do Tribunal de Contas. “Esse contingente de professores qualificados e experientes dá a necessária segurança ao alunado de que está fazendo uma graduação em Ciências Jurídicas com os melhores e mais capacitados professores do Estado”, reforçou o coordenador.

Souto relembra que o curso emprega avançados instrumentos pedagógicos para a comunidade acadêmica. O coordenador afirma que esse aspecto se traduz em fatores de reconhecimento e qualidade em níveis municipal, estadual e regional.

Convênios, parcerias e aprendizados em estágios

 

O professor Arthur Souto ressaltou a grande parceria com organismos públicos para a execução de trabalhos e vivências necessários para o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes dos estudantes. Segundo o coordenador, o curso “possui convênios jurisdicionais, sendo o único curso de Direito no Estado, talvez na região Norte-Nordeste, que mantém dois juizados especiais cíveis em funcionamento em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba”, oportunidade em que os alunos podem vivenciar as rotinas de um Juizado Especial, participando de todos os atos de um processo, devidamente acompanhados por servidores e magistrados.

Além disso, diversos aparelhos propiciam a aplicação, na prática, daquilo que os estudantes aprendem na teoria durante o curso. “Possui quatro escritórios de prática jurídica, sendo dois direcionados ao atendimento dos processos de competência da Justiça Estadual, um ao atendimento para as demandas de Competência da Justiça do Trabalho e o outro exclusivo para atendimento de processos de competência da Justiça Federal, utilizando o sistema eletrônico virtual, em que seus alunos fazem atendimento diretamente à comunidade, prestando serviços jurídicos a quem precisa, tendo, entre seus inúmeros beneficiários, pessoas com deficiência que procuram a efetiva prestação da tutela jurisdicional”, explicou Souto.

Outros espaços de estágio:

 

Um simulador jurídico para processos judiciais eletrônicos da Justiça do Trabalho, no qual os alunos reproduzem o cotidiano de uma vara trabalhista através da utilização de um software de treinamento;

Prática de Mediação e Arbitragem, desenvolvida nos equipamentos de estágio. O GEACE se configura, no Unipê, como grupo institucional voltado para esse novo campo, pouco explorado em outras Instituições de Ensino Superior, segundo Souto.

“[O GEACE] É uma referência entre os principais colocados na última competição nacional de arbitragem simulada, realizada pela CAMARB, em São Paulo, ficando entre as oito Instituições melhores colocadas do Brasil, dentre mais de 70 Instituições competidoras”, lembrou o professor Arthur Souto.

“Com tais iniciativas, os discentes começam a trabalhar no ambiente jurídico real ainda na graduação. Assim, os equipamentos próprios e órgãos públicos conveniados perfazem um total de mais de 1.800 vagas de estágio, fazendo com que o Unipê seja capaz de ofertar estágio supervisionado para todos os alunos do 7º ao 10º períodos e, certamente, seja o maior complexo de prática jurídica do norte-nordeste do país”, garante o docente.

Pesquisa, extensão e pós-graduação na área jurídica

 

A graduação em Direito do Unipê propicia aos alunos a participação em projetos de iniciação à pesquisa científica e projetos de extensão. Isso, segundo Glauber Lucena, coordenador adjunto do curso, “com oferta considerável de incentivos ao estudo, orientando-os a serem futuros pesquisadores do Direito”. “Dessa forma, alunos e professores podem desenvolver ações de transmissão do conhecimento jurídico às comunidades carentes do município. Têm, portanto, a oportunidade de transferir positivamente à sociedade parte daquilo que aprenderam e ensinaram em sala de aula”, garante Glauber Lucena.

Ademais, o investimento na pesquisa e na extensão fez com que o curso de Direito do Unipê tivesse o seu projeto de criação do mestrado aprovado em 2013. O curso stricto sensu em Direito do Unipê é voltado para a área de concentração em Direito e Desenvolvimento Sustentável. “É o único mestrado de uma instituição de ensino superior privado na Paraíba”, afirma o adjunto.

Além disso, o Unipê oferta 10 áreas de capacitação lato sensu, para a área de Direito, com suas especializações. Para Arthur Souto, essa oferta demonstra o comprometimento com a excelência na formação continuada do seu egresso.

Vestibular Unipê

 

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular e os cursos disponíveis nesta seleção contemplam as áreas da saúde, tecnologia, humanas e de negócios. A inscrição pode ser realizada por meio do portal unipe.edu.br.

Confira também os financiamentos, bolsas e descontos ofertados pela Instituição em unipe.edu.br/financiamentos. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM