Evolução da Internet é tema do V Open Meeting - UNIPÊ
19/09/2016 14:40 pm - Atualizado em 14/09/2017 11:13 am

Evolução da Internet é tema do V Open Meeting

A “Evolução da Internet” será o tema da quinta edição do Open Meeting. Não é necessário realizar inscrição para garantir a participação no evento. A atividade é gratuita, aberta a toda comunidade e acontecerá no próximo dia 29, às 19h, no Auditório Unipê. A temática irá ser abordada em palestra ministrada pelo professor José Augusto Suruagy Monteiro, referência no assunto. O evento conferirá certificado, que será entregue na coordenação dos cursos da UBTech TI em momento posterior.

“Os estudantes podem esperar uma palestra muito interessante que vai realizar um retrospecto da Internet e apresentar quais as novas tendências e aplicações para o seu futuro. O estudo da Internet envolve, de forma abrangente, a área da computação e afins. Todos os alunos e comunidade acadêmica estão convidados”, afirmou o professor Felipe Soares, coordenador do curso de Gestão da Tecnologia da Informação – GTI.

Palestra irá expor fragilidades da Internet e busca por nova arquitetura

A Internet passou de um experimento acadêmico a uma infraestrutura de comunicação vital para a vida moderna. Apesar deste inegável aumento de escala, com uso de taxas de transmissão cada vez mais altas, a arquitetura da Internet foi desenvolvida há quarenta anos e tem atendido às novas exigências através de diversos “remendos” que dão sinais de esgotamento.

Novos paradigmas como os de redes definidas por software (SDN) e a virtualização de funções de rede (NFV) visam estruturar e flexibilizar o assim chamado “plano de controle” das redes. Redes de sensores e, mais recentemente, a Internet das Coisas (IoT) ampliarão ainda mais o número de dispositivos conectados à rede e, consequentemente, a sua complexidade.

Na palestra do professor José Augusto Suruagy Monteiro, serão apresentadas estas questões e também os esforços de instituições em todo o mundo no sentido de propor e testar novas arquiteturas para a Internet. Estes estudos têm o intuito de atender aos requisitos do presente e aos desafios do futuro.

Sobre o palestrante

José Augusto Suruagy Monteiro é Ph.D. em Ciência da Computação pela UCLA, 1990; Mestre em Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da USP, 1982; e graduado em Engenharia Elétrica pela UFPE, 1979. Atualmente é professor titular, pesquisador e vice-diretor do Centro de Informática da UFPE. Seus interesses de pesquisa incluem arquitetura de redes de computadores, engenharia de tráfego, medições em redes, qualidade de serviço e avaliação de desempenho.

Ele também é membro da equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência da Web e membro do steering committee da rede para experimentação FIBRE (Ambiente Brasileiro para a Experimentação da Internet do Futuro).

Autor do livro “Redes Digitais de Serviços Integrados de Faixa Larga (RDSI-FL)” e de diversos artigos científicos, recebeu em 2014 o Prêmio Destaque do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) pelas suas contribuições científicas e por serviços prestados em benefício da comunidade brasileira de Redes e Sistemas Distribuídos.

V Open Meeting

Data: 29 de setembro